quinta-feira, 23 de julho de 2015

Cortar as unhas do meu gato. Como faz?

Para você que deseja cortar as unhas do seu gato, entenda que ele é um ser vivo e que o comportamento dele pode variar no momento do corte das unhas. As dicas que darei aqui funcionam com os meus gatos, e com os gatos de amigos meus (dos quais eu mesma já fiz o corte da unha). Vamos lá?

1) Saber O LOCAL do corte.
Sim, existe um local correto para cortar a unha do gato. Se você cortar no local errado, será o equivalente a cortar a ponta de um dedo seu. Isso fará a patinha sangrar, causará dor e poderá infeccionar se os cuidados certos não forem tomados. Por isso, atente-se para o LOCAL da unha que deve ser cortado. Observe o esquema abaixo.
 Fonte da imagem
A parte rosa NÃO DEVE SER CORTADA. Mantenha distância de dois ou três cm da parte rosa, que é o local onde as veias estão concentradas. Você quer cortar a unha do seu gato, não o dedinho dele.

2) O momento ideal.
O melhor momento para cortar as unhas do seu gato é quando ele está relaxado, de preferência deitado e com as patas a mostra. Não dê muitos avisos, em geral, os gatos não gostam de cortar as unhas. Faça carinho neles e tente pegar uma das patinhas. Se ele não deixar ou ficar bravo, não obrigue. Sabemos que gatos tem uma personalidade própria e só fazem o que querem. Deixe para mais tarde.

3) Como fazer meu gato mostrar as unhas?
Simples. Você deve apertar delicadamente a patinha deles, como a foto a seguir demonstra.
 Fonte da imagem
Apertando delicadamente um pouco acima das almofadinhas, as garras estarão a mostra. Assim que encontrar o local certo (indicado no primeiro passo), inicie o corte.

4) Com o que eu devo cortar as unhas do meu gato?
Existem diversos equipamentos já disponibilizados para facilitar o corte da unha do seu pet. Procure o que você achar mais confortável para ambos. 


A tesourinha é a que eu mais uso aqui em casa. É útil, barata, e fácil de usar. Os outros equipamentos eu particularmente nunca usei, mas já ouvi boas recomendações de ambos. 

Se você não tiver entendido nada e está hesitando em cortar a unha do seu gato, MELHOR NÃO CORTAR. Leve-o a um pet shop, lá eles saberão o que fazer!

Um comentário:

Se ficou com dúvida ou tem alguma sugestão, pergunte. =^.^=