quarta-feira, 22 de julho de 2015

Meu gato tem problemas renais. E agora? - Dicas

Se você descobriu agora que seu gato é um paciente renal, e está totalmente perdido, esse post é para você! A coisa mais importante é encontrar um veterinário que tire todas as suas dúvidas sobre remédios e tratamentos. Eu não sou veterinária, sou uma bióloga em formação, e no que eu posso ajudar é informar sobre essa doença e dar dicas para aumentar a qualidade de vida do seu bichinho. Vamos lá?

1) Encontre um bom veterinário. 
Essa é a primeira dica, pois, muitos veterinários desistem do animal sem ao menos tentar tratá-lo. Doença renal é algo grave, mas não é impossível de manter o animal por perto com qualidade de vida por mais um tempo. Encontre um bom veterinário que, além de acreditar no seu animal, acredite na sua capacidade de cuidar dele, e mantê-lo bem e vivo.


2) Fique atento a alimentação do seu gato.
Um dos cuidados principais é com a alimentação do seu gato. Você terá que trocar a ração comum por uma ração especial para gatos renais. Ela tem uma concentração menor de sódio e proteína, e isso faz com que os rins não sejam sobrecarregados. Abaixo, explicarei um pouco melhor sobre a experiência que tive com essas 5 rações.

A ração n.1 foi a mais aceita pelo meu gato. Ela é da mesma linha da ração n.2, porém, como o meu gato sentia muito enjôo, a n.1 que tem um sabor mais agradável foi a mais aceita. Ambas custam mais ou menos o mesmo preço, com diferença de dois ou três reais. Se seu gato está vomitando muito, recomendo a n.1. Agora, se ele não está enjoado, recomendo a n.2
A ração n.3 é pra se tomar cuidado. Por ser uma "recovery", eu mesma achei que faria muito bem para o meu gato, mas na verdade, ela pode ser perigosa para pacientes renais. Em casos extremos de desnutrição, como ocorreu com o meu gato, ela é útil. Mas já existem patês especiais para gatos renais, feitos pela Royal Canin. Então, tome cuidado com essa ração. Dê apenas em casos extremos.
A ração n.4 e a n.5 são boas opções também, não tive nenhum problema. Senti que meu gato comeu menos a VetLife, mas por ter mantido o peso, imagino que estava comendo o suficiente. Portanto, também recomendo as duas. Mas são mais difíceis de achar... Talvez por serem um pouco mais em conta, acabam rapidinho.

3) Seu gato PRECISA fazer exames de sangue pelo menos uma vez por mês.
Você precisa saber se as terapias, medicamentos, soro e tudo mais que seu veterinário recomendou estão funcionando. Externamente, nós conseguimos observar alguns sinais, mas nada substitui o exame de sangue. 

4) O seu gato pode desenvolver doenças derivadas da própria doença renal.
Você precisa manter a calma. Seu gato está doente e precisa de você. Fique de olho na pelagem dele, qualquer tipo de falha, leve ao veterinário. Gatos com problemas renais tem a tendencia de desenvolverem micoses na pele, por conta da baixa imunidade. Isso geralmente é resolvido com pomada e algum antifúngico, receitado de acordo com a necessidade do seu gato.
Fique de olho na quantidade de vezes que seu gato come e se ele vomita. Se ele estiver vomitando muito, leve-o ao veterinário. É possível que ele esteja sentindo um desconforto estomacal, proveniente da doença. Com a dose certa do remédio, seu gato terá uma alimentação melhor e se sentirá menos enjoado.

Se seu gato estiver desanimado demais e encostando a cabeça nos móveis ou em qualquer outro lugar, que não pareça normal, leve-o ao veterinário. É possível que ele esteja com anemia, e precise de alguns cuidados especiais. Gatos com problema renal podem desenvolver anemia, que é resolvida com algumas vitaminas certas.
Qualquer outros sintomas esquisitos, leve-o ao veterinário. Listei os mais comuns, e os que aconteceram com o meu gato.


5) Não dê banho no seu gato.
Ele está doente e a última coisa que ele precisa é ficar estressado com banho. Não adianta dizer que seu gato gosta de banho e fica quietinho no banho, porque na verdade, ele odeia. Alguns gatos literalmente paralisam de medo! E como pacientes renais geralmente tem a imunidade baixa, não force seu gato a passar por um estresse que pode desencadear algo ruim!

6) Respeite seu gato, saiba entender os sinais de que ele quer partir.
Esse é o tópico mais importante. Sim, eu estou falando de eutanásia. Não pense que você será um ser humano horrível se fizer isso, porque não é verdade. Se chegou a hora, se seu gato está sofrendo demais, deprimido, tomando remédios demais e você vê nele que ele não aguenta mais, na próxima sugestão do seu veterinário de eutanásia, aceite. Em alguns casos, os gatos renais tem convulsões, ou simplesmente não conseguem mais levantar e comer. O meu gato estava assim. Não comia, não andava, não fazia absolutamente nada. Por todo o amor que eu tinha por ele, por todos os momentos bons que eu tive com ele, aceitei a eutanásia. Nós lutamos por 7 meses, e quando senti que ele não queria mais, eu deixei-o partir. Entenda a hora do seu gato. Respeite.

7) Dê todo carinho do mundo para ele.
Sim, o amor ajuda no processo de tratamento! Meu gato chegou em estado terminal no hospital veterinário. Doença renal é silenciosa, e fatal. E nós conseguimos mantê-lo por 7 meses! 

Qualquer dúvida, faça uma pergunta que se eu souber, com certeza respondo.
Beijos!

7 comentários:

  1. Essa doença levou meu gato em 17 dias após ter sido detectada... Fiz de tudo que pude, a vet receitou um medicamento chamado ketosteril, no entanto, sem sucesso. Fiz hidratação subcutânea tbm para hidratar, infelizmente tbm não deu certo. Ele não comia mais, eu tratei ele na seringa. Até então ele estava andando, querendo atenção... Porém no dia 27/02 ele amanheceu sem conseguir andar e infelizmente me deixou. Se o seu gato foi detectado com este problema, aproveite cada instante com ele, dê todo amor que puder, pois infelizmente ele irá partir 😔

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente, lamento pelo seu gato. O meu foi diagnosticado há 1 mês e pouco (mas os sinais mais claros surgiram pouco antes). O seu deve ter sido diagnosticado já em estágio mais avançado.
      Meus sentimentos.
      Sinto muito. Sinto muito mesmo por ele. Vc deve ter feito de tudo. Infelizmente não deu.
      Vc não faz milagres.
      Também vou passar por isso, infelizmente.

      Excluir
  2. Meu gato está internado desde quarta-feira passada,quando ao amanhecer, simplesmente não comeu ração seca,nem sachê e recusou a beber água! Levamos correndo no hospital,lá fizeram exame de sangue e deu 11,3 de creatinina! Repetiram o exame três vezes achando que estava errado,mas era isso mesmo! Como a veterinária disse que o resultado estava incompatível com a vida! Aí ela falou vocês vão internar pra tentar ou vão levar ele pra casa! Resolvemos tentar de tudo pra salvar nosso pequeno de 13 anos!
    Ficaram repetindo o exame de creatinina e caiu para 9,3 depois 6,3 e hoje está 5,3. Mas como até ontem ele não tinha comido nada de ração, autorizamos a colocar a sonda pra que eles pudessem alimentar! Hoje fomos visitar e ele está se alimentando pela sonda de 3 em 3 horas e até agora não passou mal.se Continuar desse jeito,vão dar alta na sexta,mas vamos ter que alimentar pela sonda e dar os remédios pela sonda! Os dois rins foram comprometidos e no hospital deu pneumonia e anemia,o potássio abaixou tanto que não mexia o pescoço e nem se levantou por um dia.sei que quando tiver alta do hospital,não será fácil,pois precisará de muitos cuidados! Quero que ele não sofra.

    ResponderExcluir
  3. Hoje é 03/10/2018. Meu gato, por anos comeu só da ração Golden. Em agosto/18, de repente passou a desejar nossa comida. Num jantar, ele subiu a mesa e avançava insistente e incansavelmente na nossa comida, disputando-a, mesmo com o pote cheio de ração próximo. Saí de casa e comprei outra ração na hora, lá no mercado. Comeu bastante. Pensei que fosse uma simples rejeição. Rejeitou a nova ração depois. Até chegou a furar o saco que continha carne para nosso jantar, mesmo com a nova ração ali. Levei-a à veterinária e constatou-se que tem insuficiência renal crônica (IRC). Foi internado 3 dias antes, com soro intravenoso. Foram receitadas rações especiais. Rejeitou-as, uma a uma. No começo aeitou-as e depois rejeitou-as. Hoje temos 3 marcas de rações renais secas. Rejeitou todas. Comprei uma quarta marca pela Internet e está p/ chegar em minha casa. Jogamos dinheiro no lixo. As únicas coisas que oferecemos e que ele aceita comer são o sachê renal (que é caro) e frango cozido sem tempero (que dizem ter que reduzir sob pena de ele rejeitar ração seca e prejudicar ainda mais os rins). Ele rejeita ração seca, independente do frango e sabemos disso. Já demos medicamentos como OM3 GOLD 500 e pepsamar (só 1/4 de comprimido), há 7 dias, mas ele sempre vomitou na manhã seguinte (incluindo bolas de pêlos).
    Quase 2 meses que descobrimos a doença, mesmo após passarmos por 3 veterinários, com retorno daqui há 2 dias (05/10/18), ele continua igual: desejando comida humana, miando incessante e incansavelmente na hora que comemos e rejeitando as rações secas. Quase 2 meses assim. Ainda tem os vômitos, que ocorreram quase todos os dias, depois dos medicamentos (há 1 semana). Ele está estressado por causa dessa mudança forçada de rotina, decorrente da IRC. Não o deixamos sair mais para a rua.

    Ele não colabora com o tratamento. Não come o que oferecemos e só deseja comer o que, c/ certeza, vai fazer mal para ele.

    A cada sugestão que ouvimos e vemos, infelizmente já tentamos. Ex.: "tente oferecer ração renal". O problema é que ele rejeita.

    Estranhíssimo, pois se IRC caracteriza-se por falta de apetite, quando mexemos em comida, ele já corre p/ a cozinha atrás de comida.
    É apetite seletivo isso. Nenhum veterinário soube realmente o que causa isso e muito menos conseguiu nada que revertesse e/ou melhorasse essa estranha mania.

    Sei que a IRC é incurável, mas o que queremos é dar qualidade de vida. Esse estranhíssimo apetite seletivo atrapalha tudo e dificulta o tratamento correto, pois o gato não colabora.
    Nestes últimos dias então, basta ele ver a gente sair do sofá ou nos movimentar, que já corre para a cozinha, mia e pede comida. Damos ração seca e ele a ignora.
    Há outras coisas que nunca tentamos, nós sabemos que vai dar errado, pelo histórico dele de rejeições.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ele pensasse como nós, humanos, o pensaento do meu gato seria o seguinte:

      "Passo fome de propósito, fico com inanição, mas recuso o que você me oferecer, até o fim".

      Oferecemos o que deve ser consumido por ele, mas negamos o que lhe prejudica, porém, ele age o contrário.

      Excluir
  4. Pessoal, boa tarde. minha gata foi diagnosticada com doença renal crônica em estágio terminal. Estou desesperada, sem saber o q fazer. A veterinária liberou para eu levar para casa e ver como ela reage, me ajudem, por favor, com dicas.

    ResponderExcluir

Se ficou com dúvida ou tem alguma sugestão, pergunte. =^.^=