sexta-feira, 31 de julho de 2015

Pontinhos pretos no queixo do meu gato. O que é?

Hoje o post é sobre cravos e espinhas em gatinhos. Sim! Isso não é exclusividade dos humanos. Na verdade, isso é bastante comum em gatos. Vamos dar uma olhada para identificar o que é?

Esse é o estágio inicial da chamada "acne felina", bastante comum em gatos de todas as idades. Olhe sempre o queixinho do seu animal para se certificar que não há nada de errado ali. No estágio inicial, é bem fácil de cuidar e não há necessidade de medicamentos ou de uma visita ao veterinário, pois apenas lavar o queixinho deles com sabão neutro e trocar os potinhos de alimentação se forem de plástico, por potinhos de porcelana, vidro ou metal, já resolvem o problema. Se não melhorar em alguns dias e você sentir que os pontos pretos estão aumentando, leve seu bichinho a um veterinário. Ele recomendará alguma pomadinha específica para seu animal, que ajudará a resolver o problema.
Esse é um estágio um pouco mais avançado. Seu gato precisará de ajuda veterinária para a limpeza e cicatrização dos pontos pretos. Ainda nesse estágio, não é difícil de cuidar, mas por favor, CUIDE! A acne felina oferece riscos sérios aos gatos, tornando-se extremamente dolorosas em alguns casos. Observe a foto a seguir.
Esse é um estágio mais avançado, mas acredite, pode piorar! Apesar de ser uma doença não-letal, é extremamente dolorosa e por tornar a pele sensível e produzir feridas expostas, pode ser porta para a entrada de doenças perigosas, que aí sim, podem matar o seu gato. Nesses casos mais avançados, assim como no caso anterior, é necessário a consulta com um veterinário. Ele passará medicamentos para tirar a dor do seu bichinho, e algo que fará as feridas cicatrizarem.

Mas lembre-se: Em todos os casos, troque o pote de plástico do seu bichinho por um de metal, porcelana ou vidro. Os potes de plástico ao longo do tempo adquirem pequenos arranhões que acumulam todo tipo de bactéria e fungos, que não saem com a lavagem comum. Esses microorganismos, em contato com um gato de pele fragilizada, pode piorar ainda mais a situação! Ou seja: Não é o pote em si que é ruim, e sim os microorganismos que vivem nele, que podem contaminar o seu pet!!!

8 comentários:

  1. Boa matéria !
    Eu tenho um casal de siameses, ele com 11 anos e ela com 9.
    Eu nunca tinha ouvido falar dessa acne felina...
    Sempre examino os meus e graças à Deus eles estão sempre ok.
    Obrigado por compartilhar !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada você por comentar a matéria! Manda foto pra gente dos seus siameses! Beijos.

      Excluir
  2. Meus gatos deram de fazer xixi na cama! Nem posso mais deixá-los entrar. Teria alguma soluçao? Fecho a porta do quarto.Mas... por um descuido...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dalva, te mandei um email. Podemos conversar sobre isso, te darei algumas dicas para resolver, tudo bem? Beijos!

      Excluir
    2. Dalva, te mandei um email. Podemos conversar sobre isso, te darei algumas dicas para resolver, tudo bem? Beijos!

      Excluir
  3. Meus gatos deram de fazer xixi na cama! Nem posso mais deixá-los entrar. Teria alguma soluçao? Fecho a porta do quarto.Mas... por um descuido...

    ResponderExcluir
  4. Meus gatos deram de fazer xixi na cama! Nem posso mais deixá-los entrar. Teria alguma soluçao? Fecho a porta do quarto.Mas... por um descuido...

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Se ficou com dúvida ou tem alguma sugestão, pergunte. =^.^=