quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Meu gato está com muito bafo! O que fazer?



Vamos falar sobre tártaro nos nossos bichanos?

No ENAPA 2015 tive a oportunidade de conversar com duas super veterinárias, a Dra. Caroline Branco Bardese e também a Priscila Petroni. Nós três tivemos uma conversa sobre doenças bucais em gatos, e como prevenir a principal delas: O tártaro. Seu gato está com bafinho? Então dá uma lida para entender uma das principais causas!
O tártaro nada mais é do que um acumulo de bactérias que são alimentadas principalmente pelo acúmulo de alimento nos dentes do animal. Como nós, os animais também precisam fazer a escovação, se não, acumularão tártaro, que poderá causar problemas bem mais graves. Por isso, fique de olho na boca do seu animal!
Leve seu bichinho ao veterinário ao sentir que o bafinho está ruim. Em geral, se a infecção pelo tártaro estiver bem branda, é possível recuperar com escovação. Mas algumas vezes as lesões pelo tártaro são tão graves que o animal chega a perder o dente! E sim, eles tem uma dificuldade muito grande para se alimentar sem os dentinhos, tendo que sempre comer pastinhas ao invés da ração comum.

Como a alimentação auxilia na prevenção do tártaro?
Um alimento de boa qualidade, que tem uma boa absorção pelo organismo, por si só já ajuda a combater o tártaro. A Dra. Priscila falou que existe uma molécula chamada "Hexametanofosfato de sódio" que não é absorvida pelo organismo do animal, é simplesmente eliminada, entretanto, essa molécula ajuda e muito na diminuição da formação de tártaro! Então, observe se na ração que seu bichinho come tem essa molécula. Se tiver essa molécula que capta 6 moléculas de cálcio impedindo a formação do tártaro. Assim também é o "Tripolifosfato de sódio", que, apesar de não ser tão eficaz quanto o hexametanofosfato, gera bons resultados.

Como evitar efetivamente o tártaro?

Tanto em cães como em gatos, a escovação dos dentes deve ser diária. De início, faça uma escovação apenas com gaze, retirando a sujeira dos dentes do seu pet por mais ou menos 5 segundos ou até o momento que ele se cansar da "brincadeira". Escovar os dentes não deve ser uma tortura para o seu bichinho, e sim uma diversão. Portanto, respeite o tempo dele. Com o costume adquirido, você poderá aumentar o tempo da escovação e até colocar alguma pastinha específica para cães e gatos, ou um enxaguante bucal também específico para animais. Você pode também usar aquela escovinha de cabeça pequena, específica para bebês da Oral B. É a melhor que tem para escovar os dentes dos gatos. Também existem as dedeiras, mas pelo gato ter os dentes muito juntos e a boca pequena, não faz a limpeza corretamente.




Petiscos contra tártaro resolvem?
Sozinhos, não adiantam de nada. Entretanto, caso você faça a limpeza dos dentes do seu pet, são bons para manter e oferecer um agrado.
Por que é importante cuidar da saúde bucal dos gatos?
Tanto em cães como em gatos, o tártaro pode causar problemas maiores. Caso haja uma infecção grave de tártaro, as bactérias poderão ter acesso a circulação do animal e inclusive chegar ao coração, causando danos sérios. Melhor prevenir cuidando dos dentes, né?


Portanto, vamos estar atentos a boquinha dos nossos gatinhos! E qualquer dúvida, procure um veterinário.

Agradecimentos a: Dras. Priscila Petroni e Caroline Branco Bardese
Paper usado para construir o texto


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se ficou com dúvida ou tem alguma sugestão, pergunte. =^.^=